((( Quem mexeu no meu iPod?)))
Quem Mexeu no Meu iPod?






16.4.08

Caixa de Tesouros do Jodorowsky

Share

Saiu recentemente uma caixa de dvds contendo os melhores filmes de Alejandro Jodorowsky, ele é diretor de cinema, roteirista, escritor de HQs, nos últimos anos começou a estudar psicologia e vem dando palestras mundo a fora, co-relacionando arte e psicologia.

Realizou filmes muito interessantes, foi amigo de gente como John Lennon, que ajudou a distribuir um de seus filmes (El Topo).

LA CRAVATE
(La Cravate, FRA, 1957, Cor, 20')
De: Alejandro Jodorowsky
Com: Denise Brossot, Rolande Polya, Alejandro Jodorowsky, Saul Gilbert



Em 1957, Jodorowsky fez suas primeiras experiências no mundo das imagens em movimento, filmando em Paris uma versão muda de um conto de Thomas Mann, sobre uma garota que vende cabeças. O filme, considerado perdido, foi encontrado na Alemanha. "Não tinha experiência nenhuma quando filme La Cravate", disse Jodorowsky, "... mas, nele se pode apreciar que eu já era diretor. Um artista precisa ser como Jean Cocteau... esquizofrênico. Necessita ser muitas pessoas ao mesmo tempo, não apenas uma".

FANDO E LIS
(Fando y Lis, MEX, 1968, P&B, 96')
De: Alejandro Jodorowsky
Com: Sergio Kleiner, Diana Mariscal, Maria Teresa Rivas, Tamara Garina



As suas obras-primas começaram por Fando & Lis, um conto bizarro que enfoca: a inocência corrompida, amor sadomasoquista e o paraíso inalcançável. Baseado em suas memórias a partir da peça surrealista do escritor Fernando Arrabal, este filme exótico, conta a história de um jovem casal em busca da cidade encantada de Tar, onde se encontra o êxtase espiritual. Fando é impotente e Lis é paralítica.

EL TOPO
(El Topo, MEX, 1970, Cor, 125')
De:Alejandro Jodorowsky
Com: Alejandro Jodorowsky, Brontis Jodorowsky, Jose Legarreta, Alfonso Arau



Envolto numa roupagem alegórica e repleto de simbolismos cifrados, o filme narra as andanças de um pistoleiro místico (El Topo), o próprio Jodo, através do deserto, numa epopéia surrealista na qual, ele se supera em duelos, e ser a pistola mais rápida do Oeste. Um encontro cósmico influenciado pelas "obras pânicas", este filme foi o tiro de saída do circuito alternativo das Sessões Malditas, propulsado pelo distribuidor Bem Barenholtz, que descobriu o filme graças a John Lennon. El Topo é um semi-spaghetti western místico, surrealista e surpreendentemente violento, quase splatter (com o inventivo uso de melancia na maquiagem gore!).

A MONTANHA SAGRADA (1973)
(The Holy Mountain, MEX, 1973, Cor, 114')
De: Alejandro Jodorowsky
Com: Alejandro Jodorowsky, Horacio Salinas, Zamira Saunders, Juan Ferrara, Adriana Page

Áudio: Dolby Digital 5.1 (Inglês)
Legendas: Português, Inglês, Francês e Castellano
Formato de tela: Enchanced for 16x9 (2.35:1)

Jodorowsky interpreta o papel do "alquimista", que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem "mundana", antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ínsula, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada, para substituir os Deuses imortais que em segredo dominam o mundo. Ninguém havia visto nada igual até a data de lançamento deste filme. Foi a grande obra ovacionada no Festival de Cannes em 1973.


Eu quero a minha caixa!

Nenhum comentário :

Postar um comentário