Madonna - Hard Candy
Share
A Rapadura - Madonna é doce, mas não é mole não!
Chega aos mercados formais o novo cd do maior ícone da música pop. Madonna as vésperas de completar 50 anos e depois do sucesso de crítica e público de seu último álbum “Confessions on a Dance Floor”, anunciava que iria trabalhar com nomes da música Black comercial americana. Muito se especulou, muitas vozes já “gongavam”, muito antes dele sequer vazar. Cogitava-se que Madonna havia se tornado um simulacro de si mesma, que soaria cansativa e que seria dominada pelos “Top” Produtores.
Assim que ouvimos 4 minutes, confesso que nós aqui do iPod ficamos bastante preocupados. Porém assim que a “versão álbum” em boa qualidade vazou, concluímos: isso soa Madonna. A partir desta faixa começamos a entender de fato o que era Hardy Candy.
O mais comercial trabalho de Madonna desde True Blue (86), a artista pop sempre inventiva quer fazer as pazes com o mercado fonográfico americano, no qual vem tendo uma relação meio espinhosa desde Erótica (92). O mais assustador de fato foram as críticas, que rolam por ai. A “Revista Época” afirma que: "'She´s not me' é um recado de Madonna às aspirantes". Mais equivocado ainda é a Folha de São Paulo, que diz que "Madonna se perdeu na modernidade". Hard candy pode ser qualquer coisa, menos ter a pretensão de ser moderno! E ainda afirmam que os sintetizadores 80tentistas de “Incredible” lembram sons de cascavel. (afff) A Lista de equívocos é longa. OS ite EP que nunca consegue definir qualquer coisa, além de: “absurdinho”,“rebolativo” ou “xoxo”, não é diferente nesse caso.
A pergunta é: A critica brasileira não consegue analisar um álbum fácil como o da Madonna, vai analisar o que?
(Nós aqui do Ipod, não somos jornalistas e sofremos do mal da Alzira é só não fazer uns sons repetitivos, que a gente já sobe no “queijinho”).
Hard Candy é fácil, simples e pop. “Candy Shop” abre com respeito, batidas bem sincopadas e versos acertados nos anima, para o que vem a seguir. “4 Minutes” é o Épico –Hino dançante, feito sob medida para conquistar grandes platéias. A letra engajada soa enjoativa, mas os beats fáceis de Timbaland, salvam.
Permeada em todos os fãs o medo de que Madonna virasse uma popozuda à moda J-lo, mas “Give it 2 me”, prova que não, pois é a uma das faixas mais legais e dançantes e que reverbera completamente Madonna. E pasmem aquela Madonna Oitentista da primeira metade dos anos 80. “Heartbeat” é Ok, dançante e fala basicamente que se a música toca, você deve seguir a batida do coração e dançar junto. Com uma sonoridade funk 70 é bem agradável. “Miles Away” mostra que Madonna aprendeu a fazer balada para os anos 2000. Simples, romântica, pouco melosa fala sobre amores expressos e distantes, com um “so far away” pegajoso, você vai acabar cantando junto.
“She´s not me”e “Incredible” são a comprovação de que este trabalho não é diferente dos outros, no que se refere ao poder de decisão da Diva. São tão chatas e dejàvus na temática e na sonoridade, que dizemos ser o típico erro “madonico”. “She’snot me” até passa, com o tempo você vai se acostumando, já que é pegajosa etenta esquecer a bobagem da letra, mas “Incredible” é vergonhoso algo assim entre Nobody’ s perfect / Words / Can’t Stop deu para catar o fundamento? Enfim, “Beats Goes on”, bem melhor do que a versão demo vazada meses atrás é deliciosamente funk e hedonista ao lado de “Give it 2 me” os grandes momentosdo álbum!
“Dance 2nigh’t” é gostosinha, Madonna sempre faz uma música despretensiosa e dançante (Don’tStop, Bye Bye Baby, Impressive Instant). “Spanish Lesson” é outro momento vergonha com Madonna fazendo a étnica (Isaac, Shanti) deve haver quem goste disso, nós achamos desnecessário.
As duas próximas faixas são classudas, com letras mais razoáveis, talvez seja nessas que Madonna assegure a tese de que suas letras são mais contraditórias e densas que no passado. “Devil wouldn’t recognize you” e “Voices” fecha um dos álbuns mais especulados da Diva, que mostra sinais de cansaço, mas não deixa de nos entregar faixas descompromissadas, urgentes, fáceis, competentes e dançantes.
Baixe Hard Candy ao lado
Nota:
e meio
****************************************
Not related:
Baixe aqui o álbum The Gossip - Live in Liverpool (maravilhoso).
Tomara que eles venham para o Tim Festival !
(Estamos em busca do DVD do show ;))
Bom findie !
um álbum fácil para um publico fácil...mas com grandes pretensões..esse é hard candy...bom para dançar mas longe de entrar para o meu hall da madonna,mais propicio para um momento hedonista passageiro em alguma boate..
ResponderExcluirAdorei esse texto! A melhor crítica do Hard Candy que eu li!
ResponderExcluirGostei muito da crítica. Ainda pensamos em sintonia no que se trata de Madonna.
ResponderExcluirConcordo com todos, excelente crítica.
ResponderExcluir