((( Quem mexeu no meu iPod?)))
Quem Mexeu no Meu iPod?






9.5.08

A Família Wainwright

Share

Como discussões num jantar de Ação de Graças se tornam belas canções.



O pai e a mãe

Loudon Wainwright III

Nascido em 1946 na Carolina do Norte, começou a cantar e compor músicas folk após ter visto Bob Dylan num festival em 1962.Não é muito famoso, mas é respeitado.Atuou no seriado M*A*S*H* e compôs a música Dead Skunk, seu hit mais conhecido.
Casou-se com a cantora e compositora canadense Kate McGarrigle, tiveram um casal: Rufus Wainwright e Martha Wainwright.
Divorciaram-se quando Rufus completou três anos.
Desde então continua a gravar álbuns e participar de filmes e seriados, como em O Aviador, de Martin Scorsese e Peixe Grande, de Tim Burton.

Kate McGarrigle

Nasceu no Canadá em 1946.Cantora e compositora folk junto com sua irmã Anna, e logo criaram uma dupla.Lançou vários álbuns, sem seu devido reconhecimento.

O Filho

Rufus Wainwright

Nasceu em 1973 em Nova York.
Começou a aprender piano com seis anos de idade, com treze anos já participava de tours com sua irmã Martha, sua mãe e sua tia na banda “The McGarrigle Sisters ans Family”.
Estudo em Montreal na faculdade Piano Clássico e Rock.
Em 1999, numa entrevista a revista Rolling Stone, saiu do armário.Disse que seu pai sabia que ele era gay quando ainda era muito jovem.”Estávamos passeando de carro, quando no rádio começou a tocar ‘Heart of Glass’ da banda Blondie.Ai comecei a dublar a música, fora isso, diversos outros sinais.”
Disse depois que seus pais nunca aceitaram realmente ele como gay e que nunca conversaram sobre o assunto.
Com catorze anos foi estuprado num parque em Londres, depois de pegar um cara num bar.
Com medo de ter contraído AIDS se tornou celibato durante sete anos após o incidente.
Depois, numa entrevista disse que pensou que ia ser um passeio romântico no parque, assistir a um show que acontecia no local, mas depois o cara o estuprou, o roubou e tentou estrangular Rufus, que fingiu ser epilético para escapar do ataque.
Fixou-se em Montreal em 1998, onde gravou várias fitas demo que foram parar nas mãos de um executivo da Dreamworks, onde assinou contrato e gravou o álbum ‘Rufus Wainwright’.
Aclamado pela crítica e por artistas, gravou mais um álbum ‘Poses’ (lançado em 2001), mais uma vez bem elogiado.
No começo dos anos 2000, se viciou em ‘cristal’, entre outras drogas.Depois de uma semana surreal onde festejou com Bárbara Bush (a filha do presidente), participou de seriados e teve alucinações com seu pai, resolveu pedir ajuda.Elton John o convenceu a se internar numa clínica, período que sairia com grandes canções sobre a reabilitação que resultaria no ótimo álbum ‘Want One’.
Em 2004 lançou seu mais recente álbum o excelente ‘Want Two’.
Os temas de suas canções são dos mais diversos: desde sua família (como em “Little Sister” e “Dinner at Eight”,essa ultima sobre uma discussão com seu pai); seus vícios (como na sutil “Cigarrettes and Chocolate Milk” e “Go and go ahead”); política e religião (nas “Wainting for a Dream” e “Gay Messiah”) e até sobre o cinismo do amor (como na excelente “The One You Love”, “The Art Teacher” e na que compôs especialmente para o filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, “The Maker Makes”).
Participou de diversos álbuns de consagrados artistas, em especial no último álbum da banda Antony and the Johnsons, na musica “What can I do ?”.
Antony participa do Want Two na música “Old Whore’s Diet”.
Seu último álbum "Release The Stars" saiu em 2007.
Rufus acabou de lançar o álbum "Rufus Does Judy At Carnegie Hall " do show em que recriou música por música de Judy Garland de Carnegie Hall em 1691.

A Filha

Martha Wainwright

Nascida em 1976 no Canadá.
Estudou arte dramática na faculdade e sempre fazia “backing vocal” nas musicas do irmão mais velho, Rufus.
Influenciada pela vida insegura, à sombra do irmão e pela ausência do pai, começou a compor musicas fortes e tristes, sempre no som do folk-pop moderno.
Lançou seu primeiro álbum intitulado Martha Wainwright em abril de 2005.
Martha sabia que seu álbum ia ser julgado porque seu pai foi considerado o “novo Bob Dylan” e seu irmão “o melhor compositor do planeta”, de acordo com Elton John.
Sua relação com seu pai não é das melhores.Às vezes introduz seu maior hit “Bloody Motherfucker Asshole” nos shows dizendo: “Essa é uma música sobre meu pai”.
Que segundo ela, seu pai ao invés de criar seus filhos, escrevia canções sobre eles.
Um exemplo disso é a música “Lullaby” (Canção de Ninar em inglês), que Loudon repete no refrão “Cale a boca e vá dormir”.
Martha também participa de álbuns de outros artistas, como na excelente música “Set the fire to the third bar”, da banda inglesa Snow Patrol.
Seu próximo álbum "I Know You Are Married" (fraco, por sinal) sai no final do mês, porém já vazou (baixe aqui em breve).


Rufus e Martha fazem show hoje no Via Funchal, depois seguem para Brasília e Belo Horizonte - leia review amanhã.

Nenhum comentário :