Uma breve história do indie
O indie morreu.
Começou a padecer em meados de 2004, 2005 com todo mundo se digitalizando e teve seu falecimento com o lançamento de Viva La Vida, da banda Coldplay.
O termo começou a aparecer no final da década de 70, começo da década de 80 juntamente com o movimento punk.Com letras e atitude anarquistas, "não-comercial" e ameaçadoras a uma sociedade consumista, os punks gravavam seus discos de forma independente (dai o nome indie).Hoje existem myspaces, lastfms, podcasts, youtubes o que pode facilitar ainda mais a vida das bandas indies.Mas peraí!O indie morreu!Não existe mais!Como o indie morreu se eles podem fazer de forma independente seus próprios álbuns com ferramentes digitais ?
Da mesma forma que consumimos o punk hoje.O indie virou mainstream.
La Vida Loca
O primeiro álbum da banda Coldplay Parachutes - elogiado pela crítica de forma merecedora - foi lançado em 1999 e foram logos comparados com U2 e Radiohead.Foi o burburinho máximo junto com Oasis, Travis, e outras bandas que voltaram os ouvidos com as ceras mais antenadas a Europa, mais precisamente a Londres, ao britpop - lar dos punks, lar dos indies.
Com todo o background, a história da indústria fonográfica ao seu favor, Coldplay se sobressaíram e se destacaram com músicas muito bem produzidas, letras belas e existenciais e todo o ativismo político da banda, especialmente de seu vocalista Chris Martin - com dizeres nas mãos "Make Trade Fair" a favor da igualdade no comércio entre países de primeiro mundo e países subdesenvolvidos - o mesmo vocalista que em 2003 teve seu show cobrado R$300,00 (prova definitiva que o não comercial nunca existiu).
Viva la Vida or Death and All His Friends quarto álbum da banda lançado esse mês, mas já foi disponibilizado para ouvir no Myspace deles marca a morte do indie.
Falando em gêneros a tendência da banda é seguir o folk.
O leve toque africano de Viva la Vida faz sentido se seguirmos as raízes do indie.
Indie veio do rock, que veio do blues, que veio do folk - músicas de pessoas em oposição a grandes compositores.
Voltando ao toque africano, logo isso faz parte de um grupo de pessoas, tribos, logo "música de pessoas", uma forma de folk.
Cemiteries of London contém alguns ritmos não tao usuais, Viva la vida foi produzido por Brian Eno que apresentou para os Talking Heads aos sons africanos em Remain in Light.
Voltando para o álbum, que já bateu recordes, etc e não é ruim - mesmo - Viva La vida é Coldplay como ouvimos em A Rush of Blood to The Head (seu melhor álbum) e Parachutes, mas não tão experimental e interessante como XetY de 2005 (um dos últimos grandes lançamentos indies) - só sendo realmente ousado no título em espanhol.
Lost, 42 e o primeiro single Violet Hill são músicas muito bem compostas e merecem ser ouvidas.
E como Viva La Vida marca o fim do indie ?
Assim como OK Computer e The Bends fez com que Radiohead deixasse de ser indies, explorando muito mais o ambient rock - e de quebra se tornando fixo numa das maiores influências musicais do século 20 e agora com In Rainbows, do séc. 21.
Radiohead
O melhor álbum de 2007 foi In Rainbows, e também foi uma revolução da indústria fonográfica.
A turma de Thom Yorke fez um álbum incrível e colocaram a venda por conta própria (sem uma gravadora) no site oficial.
O valor ? Você que decidia.
Algo inédito só revitalizou a idéia de que o não comercial não existe, uma farsa ligada ao conceito indie - não fazer sucesso em rádio, não ser muito conhecido não significa nada - pelo que eu sei minha mãe é indie, ela escuta cada coisa que eu desconheço!
Todos são comerciais, todas as bandas querem dinheiro, isso é fato, Radiohead também, claro, mas colocaram o álbum deles na web, uma ferramenta para os antigos indies, e decidiram que nós os ouvintes pagaríamos quanto nós achamos que merecia, uma atitude inédita e influente.
Caso eles não recebessem nada, lançaram um box especial em vinil de In Rainbows com um CD Bonus, e também arrecadam quantias em shows - eu não questionaria pagar R$200,00 que seja num show da banda.
É através dessa forma popular que Viva La Vida é marcante.
Decretando a morte do indie - que Radiohead fez com que morresse antes de forma irônica com seu arco-iris - Coldplay embraça o mundo com seu lançamento estrondoso levando a ouvidos com ceras não tão antenadas (Coldplay já foi tema de novela, seriados, filmes, etc) sons que não são populares e formas de música cult, tornando-se a grande última banda indie.
Viva La Vida or Death and All His Friends
Nota
Baixe aqui