((( Quem mexeu no meu iPod?)))
Quem Mexeu no Meu iPod?






15.12.08

Álbuns para ouvir antes do fim de 2008

Share

Erykah Badu - New Amerykah Part One (4th World War)



Em fevereiro Erykah Badu lançou a primeira parte de três álbuns intitulados New Amerykah. A primeira parte 4th World War, projeto ambicioso da cantora que conta com letras voltadas para problemas sociopolíticos globalizados como pobreza e o 11 de setembro - argumento já datado, reconhecemos. Pincelando estilos musicais de diversas décadas, como os anos 40 até os anos 60, Badu disse que nesse álbum ela canta para a raça dela e para o planeta dela, já que as letras - liricamente, há muito para ser ouvido - também trata muito de orgulho de raças, como em The Healer onde Badu proclama que a cultura hip-hop é maior que religiões e governos e Soldier a música para marchar do álbum, onde menciona Katrina, crimes de negros para com negros e até o islanismo.

Deixando de lado essas questões políticas e engajamentos manjados, o que realmente vale no disco é o experimentalismo musical que a cantora desenvolve pelas faixas, como por exemplo Me e My People onde sente-se as vibrações nostálgicas dos anos 70, essa última considerada pela Rolling Stone americana a "versão R&B de Radiohead" o que nos leva de volta para os anos 90 - uma viagem do tempo pela história da música negra, ou seja, lotado do melhor do jazz e neo-soul já conhecidos da carreira de Erykah Badu, que hoje fazem um contraste contemporâneo e urbano da cena musical black. Ideal para quem gosta de trilhas sonoras dos filmes de Tarantino, Spike Lee e clássicos do blackpotation.

Destacamos também: Amerykahn Promise, The Cell e o single Honey, tratado como bonus track, material diferente do resto do álbum pelas batidas eletrônicas e grooves hipnóticos, a faixa comercial mesmo. Link nos comentários ;)


No vídeo para Honey, a cantora aparece em capas de discos como o clássico do R&B, referência do soul, Maggot Brain, da banda Funkadelic - e ainda deixa um recado: apoie as lojas de discos da sua cidade. Link do álbum nos comentários ;)

2 comentários :

Mike disse...

http://www.mediafire.com/?wqzmyen44n2

Anônimo disse...

Obrigado pela dica! Vou conferir...